MINIMOD é uma exploração projetual, tecnológica e experiencial. Se apresenta como o abrigo primitivo com uma releitura contemporânea. Um dispositivo que nos conecta com nossas raízes mais profundas: o natural, o tempo, a paisagem. Seu desenho denso e compacto dialoga com os lugares onde se instala, potencializa-os e converte-os em paisagens disponíveis. Silenciosa, mas nunca tímida, MINIMOD renuncia o protagonismo para explorar essa nova primitiva experiência entre homem e paisagem: um convite a habitar a fronteira entre natureza e artifício.

A Fazenda Catuçaba se localiza no leste do estado de São Paulo, Brasil, no coração de uma cadeia de montanhas da Serra do Mar. Paisagens onduladas e de vegetação intensa. Vistas cativantes que nos convidam a serem exploradas. As MINIMOD se distanciam da sede da fazenda, a qual se organiza em torno de um antigo casarão que serviu para a produção de café na época colonial, em busca de terrenos perfeitos para serem implantadas. No topo de um morro, na margem de uma pequena lagoa, próximo a um córrego ou no fundo de um vale; cada uma se adapta às novas paisagens para potencializá-las.

O MINIMOD não é um projeto acabado, podem ser criados tantos quanto sejamos capazes de imaginar. Baseado numa lógica sistêmica de módulos combináveis, o sistema permite a eleição e composição dos módulos que melhor se adaptem a cada nova paisagem e usuário, assim como oferece a opção de escolher acabamentos e equipamentos. As possibilidades são infinitas!

O MINIMOD pretende ser uma alternativa à construção tradicional, incorporando todas as vantagens com que a indústria nos traz: maior precisão, maior rapidez, menor quantidade de resíduos e, sobretudo, uma maior responsabilidade ambiental. Sua tecnologia CLT (Cross-Laminated Timber) consiste em um sistema industrializado, durável e sustentável de painéis maciços de madeira reflorestada tratada. Combinam-se, assim, a eficiência do produto industrializado, a sustentabilidade das novas tecnologias e a sensibilidade do material natural por excelência.

Source: MAPA